Conheça como foi possível bater recorde de faturamento em apenas 8 meses.
Quem acredita que para ter sucesso em uma loja online só é necessário investir em um programador para colocá-la no ar, com certeza ainda precisa estudar muito sobre e-commerce e negócios digitais.
Aqui na Kramas sempre falamos que uma loja online é como se fosse uma filial da sua empresa física, e precisa da mesma atenção e investimento que o prédio em que sua loja fica.
E o empreendedor que entende isso e leva a sério seu negócio, colhe os frutos de todos os esforços e investimentos realizados. E foi o caso da Jabu, que em 8 meses quase duplicou o faturamento real de vendas no site.
Tradição e inovação no mesmo lugar
A empresa fundada em São Carlos, interior de São Paulo, nasceu com foco na comercialização de materiais elétricos e execução de projetos, mas ao longo dos anos, com o crescimento da família e uma visão empreendedora, expandiu o mix de produtos e hoje conta com os segmentos de elétrica, hidráulica, iluminação, móveis e decoração.
Em 2019 a empresa completou 33 anos, e apesar de ter uma história sólida e de sucesso no mercado físico, enfrentou algumas dificuldades quando decidiu expandir para o canal digital. Em março de 2020, com o início da pandemia, essas dificuldades se agravaram, mas era hora de agir e ativar a loja online, de forma que fosse lembrada com uma opção pelos clientes da loja física e alcançasse uma praça nacional. Um dos maiores desafios foi conseguir se relacionar com os clientes e educá-los a usar o e-commerce.
Foi nesse momento que a empresa iniciou a estruturação de um setor interno responsável pelas vendas do site e encontrou na Kramas Marketing o parceiro ideal para desenhar estratégias e ações para solidificar o canal.
A Kramas nasceu com o objetivo de entregar soluções para a transformação digital de empresas em diferentes etapas, e sempre tivemos muito claro a jornada de clientes de varejo no e-commerce, e por isso, desde sua fundação somos parceiros da RD Station, incluindo a ferramenta em todas os estágios de relacionamento:
Atrair
Relacionar
Converter
…e começar de novo!
Negócios claros, amizades longas:
Para alcançar resultados, sabíamos que organização e alinhamento seriam essenciais para o projeto. Para dar início, vimos que seria muito importante não só compreender a visão da Jabu, composta por uma diretoria diversa (pessoas jovens e mais velhas), mas também garantir que todos estavam na mesma página com relação às necessidades e objetivos da empresa. Assim, saberíamos exatamente como traçar os próximos passos.
Com isso em mente, montamos um planejamento de comunicação anual focado em e-mail, site e anúncios pagos com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes atuais e também de captar novos clientes. Ele foi dividido em 3 partes, detalhando quais ações aconteceriam em cada período por campanhas de varejo, campanhas institucionais e automação de marketing, utilizando a RD Station Marketing – ferramenta fundamental para implementação do projeto.
Somos especialistas em integração da RD Station com
E-commerce
Integramos a RD com diversas plataformas online e a partir disso, desenvolvemos uma metodologia própria de relacionamento com clientes em diferentes etapas: leads novos, clientes ativos, clientes inativos, recuperação de carrinhos abandonados, entre outros.
Os ajustes realizados na plataforma também foram essenciais para garantir o resultado, que apesar de ser um site atual, precisava de ajustes gerais, melhoria nos cadastros de produtos, correção nas categorias entre outros.
Unindo todo o trabalho de atração de novos clientes e remarketing com tráfego pago através das redes sociais e google, relacionamento com cliente e plataforma atualizada com novidades e promoções semanais crescemos 83,2% no faturamento real do site (desconsiderando pedidos cancelados), 78% de crescimento em visitas no site e 55% de pageviews, acompanhado de um crescimento de 38,27% de novos clientes cadastrados no site – comparado com o mesmo período de 2020.
Foram: 79 e-mails programados e enviados com aceitação positiva, registrando uma taxa de abertura média de 11,82%, correspondente a quase 75 mil visualizações de e-mails da empresa, para encontrar ofertas, benefícios, dicas e promoções especiais do canal online.
Visitas
Novos clientes
Faturamento
Este é só o começo de uma história de sucesso
Ainda temos muita história para contar porque nossa parceria apenas começou e ainda existem muitas oportunidades para gerar novas vendas e ainda mais crescimento para a Jabu.
Nosso time vai continuar executando um ótimo trabalho com o olhar atento às possibilidades de fazer ações diferentes e personalizadas para conquistar números de maior impacto.