Por mais desinteressado que você seja, o mundo está entusiasmado para uma Copa do Mundo. E no cenário pós pandemia, vai ser o primeiro grande evento mundial reunindo pessoas e movendo paixões por, aproximadamente, 1 mês. 

E para os brasileiros essa copa do mundo tem uma pitada diferente. Pela primeira vez vamos ter uma copa em pleno verão no nosso país, o que é já é uma grande novidade. Mas, não bastasse a copa do mundo, ela vai ser junto com a Black Friday (inclusive com jogo de estréia do do Brasil na virada da data 24 de novembro) e o Natal.

Uma pesquisa proprietária feita pelo Google mostra que 86% dos brasileiros vão acompanhar a copa do mundo este ano. Em comparação com a copa do mundo de 2018, registraram um aumento de 34% neste interesse. E as buscas estão disparando.

Mas, o que a copa do mundo tem a ver com a minha empresa? A resposta: tudo!

Independente do seu mercado, o cenário para toda rede de pesquisa e o seu impacto vai girar em torno deste evento. E aproveitar esse boom de pessoas navegando no pré, durante e pós jogo, é fundamental para o seu negócio, independente do mercado de atuação.

Copa do Mundo + Black Friday 

Quando temos uma Black Friday em plena copa do mundo então, o cenário é ainda mais desafiador para “captar” o usuário que esteja navegando neste momento. 

Sua comunicação, e os seus anúncios, devem “surfar a onda” do momento e não adianta bater de frente. Toda rede estará envolvida por essa atmosfera e você precisa se inserir neste momento. 

Atente-se para a escalação da sua estratégia perfeita

A pesquisa aponta um levantamento de 5 movimentos de algumas categorias que passam por períodos de “aquecimento” para o jogo, até a “ressaca” final.

Escalação das categorias

São 4 os momentos principais mapeados pela pesquisa. 

1º momento: Preparando a casa. 

Nesta categoria empresas que comercializam móveis, televisores e até moda (em menor escala) estão diretamente ligadas a esse momento. As pessoas vão receber amigos e familiares para assistir aos jogos em suas casas e estão em busca por estes produtos. 

2º momento: Entrando no clima.

Aqui os provedores de internet e tv por assinatura (canais premier) levam vantagem. Os usuários querem uma boa conexão para acompanhar todos os momentos e jogos que possam ser exclusivos. 

3º momento: Preparando a festa.

Aqui é o ponto de encontro da nação torcedora. Os usuários vão procurar por artigos de vestuário, moda e até maquiagem para curtir esse momento de confraternização “na estica”. 

4º momento: Celebrar.

Como o próprio nome diz, é hora da celebração. Esse momento começa no final da jornada do preparando a festa e se estende por todo o resto. Setores delivery, bebidas e alimentos podem nadar de braçada nesse momento do torcedor. Ainda mais se for com a vitória do Brasil.Fique atento! 

Perfil do público durante a copa do mundo

A definição de uma boa estratégia passa por saber com quem você vai se comunicar / impactar. Pois bem. Esses dados também foram levantados e você pode tirar proveito dessas informações. 

Fanático: aquela pessoa que se interesse e engaja com tudo que tiver ligado ao universo do futebol e a copa do mundo. Consome vídeos, busca pelo tema no Youtube para saber mais sobre as seleções e tabela de jogos. Tanto no pré jogo quanto no pós jogo. 

Nesse caso, você precisa mergulhar no universo para atrair a atenção dele. Usar a criatividade nesse caso, vai ser o seu maior desafio. 

Entusiasta: aqui temos aquele público ponderado. Gosta de ser o anfitrião, e passar momentos com amigos e familiares, aproveitando o evento futebolístico. Não é um consumidor afinco do conteúdo, mas tem interesse em saber dos jogos para preparar o momento que vai se encontrar com as pessoas mais próximas. 

Casual: tanto faz, como tanto fez… mas vai acompanhar com alguém. Esse público não tem grandes pretensões mas vai fazer parte do evento e da confraternização. Pode ser influenciado pelos outros dois perfis e se conecta facilmente com ambos. 

Como abordar com esses públicos.

O fanático vai estar em buscas pelo Youtube com tudo que for relacionado a futebol. Um excelente canal para que você possa impactar essa pessoa e tentar trazer a atenção dela para o seu negócio. 

Aliás, o Youtube está sendo a super conexão destes públicos. Grandes marcas estão virando o seu investimento cada vez mais para a plataforma. Pela forma dinâmica e fluída que o usuário pode encontrar o conteúdo que deseja. 

Os casuais e entusiastas, por sua vez, podem ser impactados pelo google, em algumas pesquisas procurando por produtos que vão consumir durante os seus encontros e também pelo Youtube. 

Em todos os casos você precisa entender como a sua marca se enquadra em casa situação e perfil, o que você pode oferecer para esse usuário no momento que faça ele despertar o desejo pela sua marca. 

Dica: pode ser que esse usuário não necessariamente vá comprar o seu produto, se ele não tiver uma ligação direta com a copa do mundo. Mas lembre-se, estaremos em plena Black Friday e a sua estratégia precisa estar inserida no contexto atual dos usuários. 

Planeje, mas esteja alerta!

Sabemos que, como bons brasileiros, a copa do mundo para nós dura enquanto o Brasil estiver jogando. Esse é outro dado que aponta a pesquisa feita pelo Google. 

Se o Brasil for eliminado (bate na madeira) antes da final, tenha um plano b muito bem definido. Os termos, interesses e tudo muda nos canais e mecanismos de busca nessa situação. 

Porém, se o Brasil chegar à final, tenha em mente que teremos um Natal com ressaca da Copa do Mundo. A final está marcada para o dia 18 de dezembro de 2022. Ou seja, quase que uma campanha toda de Natal durante os jogos da copa do mundo. 

Finalização

Com certeza teremos um ano atípico neste último quarter. E sua empresa precisa estar muito antenada a todos os cenários e o que pode acontecer para não perder a atenção e o interesse do seu potencial cliente. 

Tenha em mente todas as situações levantadas neste artigo, trace um plano de ação, e levante a taça ao final de 2022. 

Referência: Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *