Na última semana dos dias 08, 09 e 10 de novembro aconteceu em São Paulo, no Expo Center Norte, a edição 2023 do RD Summit, o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina.

Quem faz o RD SUMMIT?

Um evento gigante, com uma entrega de conteúdo que superou as expectativas, foi o que todos os participantes presenciaram entre os dias 08, 09 e 10 de novembro no Expo Center Norte, São Paulo.

Highlights do RD Summit, por Kramas Marketing

A Kramas Marketing, parceira da RD Station desde sua fundação, esteve presente nos 03 dias de evento e sua equipe trouxe os principais highlights do RD Summit 2023.

RD Summit: Dia 01

Juliano Tubino - CEO RD Station Abertura RD Summit 2023

É aquele dia em que você chega e se encante com o evento e a  magnitude dele. Nosso time se dividiu para tentar absorver a maior quantidade de conteúdo e insights possíveis, e trouxeram aqui alguns destaques. 

Para o time de gestão, a mentoria exclusiva para parceiros no estande da RD Station, com o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, serviu para abrir a mente com alguns tópicos como; Gestão de Times, Resultados, Cultura Empresarial, Contratações e Gestão.

 A importância pela busca contínua de melhorias e conhecimento, cursos e treinamentos deve fazer parte da rotina operacional do seu colaborador. Quem não se atualizar nos dias de hoje, vai ser “demitido” por um mercado cada vez mais competitivo, acirrado e com recursos tecnológicos disponíveis. 

A I.A não vai demitir ninguém, mas o profissional que não souber usar ela a seu favor, será substituído de forma natural. A I.A é um ótimo executor para excelentes elaboradores de briefing.  

Outro destaque foi para palestra de Pedro Sobral, na plenária do RD Summit

Sobral, que é um dos maiores nomes do tráfego pago no Brasil, falou sobre as Estratégias Mais Eficazes de Tráfego Pago, e compartilhou sua experiência, métodos e conhecimento de quem já gerenciou milhões de reais em campanhas de tráfego pago.

Confira algumas das principais armadilhas que devem ser evitadas nas operações, segundo Sobral:

Por fim, fechou a palestra contando que não existe fórmula mágica no tráfego pago, além de destacar a importância de fazer o básico bem feito: “Difícil não é fazer o que ninguém faz, difícil é fazer o que todo mundo faz bem feito.”, concluiu.

O evento contou com muitos nomes e personalidades nos 5 palcos de palestras e outros estandes espalhados pelo evento. Entre eles, Camila Farani e Emicida. 

Emicida, que fechou o dia de palestras na plenária do evento, contando sua trajetória e trazendo o lado motivacional do evento, também apareceu “de surpresa” no palco de shows do evento para uma apresentação muito celebrada por todos! 

RD Summit: Dia 02

O segundo dia do RD Summit 2023 foi mais focado em Marketing e Vendas com grandes nomes como, Marylou Tyler CEO da Strategic Pipeline e Advisor de Revenue Growth, Caroline Piber, Diretora LATAM de Small Business Group da Meta, João Branco ex-CMO do McDonald’s, André Siqueira cofundador da RD Station e autor do best seller Máquina de Aquisição de Clientes, entre outros.

Começamos por João Branco, ex CMO do McDonald’s, que trouxe para a plenária a palestra com o tema do seu livro; Desmarketize-se: O novo Marketing não parece Marketing.

João contou sobre a sua experiência na virada de chave da comunicação tradicional, publicitária, do McDonald’s, expondo produtos, preços e peças publicitárias montadas e programas, e uma concorrência que estava se conectando com as novas gerações, e assim, tirando o “trono de queridinho”  dos fast-foods, principalmente entre os jovens.


Existe toda uma geração que está pagando para não ter Marketing. Eles pagam Spotify para não ouvir propaganda, pagam Netflix para não ver anúncios”, completou João Branco.

O desafio então é: como vamos mostrar nossos produtos, nossos serviços, diante deste cenário? A resposta é: CONEXÃO

As marcas que não se conectarem com os seus clientes, pelo seu propósito, suas causas e porque fazem aquilo todos os dias, não terão mais atenção do seu público, do seu cliente, da sua audiência. 

E talvez esse seja o “erro” de muitas empresas. O “erro de fazer marketing demais”. 

O marketing é mais sobre servir, ajudar, estar junto e não o famoso “carro da pamonha” que só quer falar sobre o seu produto, o quanto ele é bom e o quanto as pessoas amam.

E como fazemos o novo Marketing? João Branco traz algumas dicas para profissionais que querem transformar marcas e servir as pessoas:

Dica 3: sua marca deve ser uma amiga, não um carro de pamonha. “O que você faz pela vida do seu cliente que ninguém mais pode fazer?”.

André Siqueira Co-fundador da RD Station

André Siqueira Plenária RD Summit 2023
André Siqueira: Co-fundador RD Station Plenária

André Siqueira subiu ao palco da plenária e relembrou sua trajetória à frente do Marketing da ferramenta de automação de marketing que hoje é líder na América Latina, e foi adquirida pela TOTVS por 1.86 bilhão em março de 2021.

Mais uma vez, ficou claro que as conexões e personalizações na comunicação é a chave para se relacionar mais e melhor com o seu cliente nos tempos atuais. 

Por anos e mais anos, o ângulo mais comum que as empresas encontraram era aparecer de mais formas, em mais lugares e tornar a marca mais familiar

E foi assim que o Inbound Marketing surgiu. Como uma nova possibilidade de trazer diferentes ângulos para as empresas estarem mais presentes, de uma maneira mais simples, mais acessível, tornando a jornada do cliente mais fluída. 

Porém, algumas coisas podem ter se perdido durante este caminho. E os hábitos das pessoas foram mudando.

Os algoritmos das redes sociais e de mecanismos de buscas, como o Google, mudaram. 

As pessoas cansaram de preencher formulários, trazendo uma necessidade de adaptação a estas mudanças e buscando por novas tecnologias para conseguir impactar e capturar o lead, de outra forma.

Lembra da palavra conexão? Pois é, lá vem ela de novo.

O principal objetivo das marcas, empresas e produtos e criar uma conexão com a sua rede, ajudando e fazendo parte do seu cotidiano, para ser a primeira opção quando, de fato, o seu cliente estiver no momento de compra dele.

E aqui, vem mais uma frase que caiu como uma luva!

“Nunca foi sobre volume de leads, é sobre qualidade da conexão”.

E é sobre isso que o novo marketing nos provoca. Do que adianta uma enxurrada de leads, uma ação com um digital influencer que tem milhões de seguidores, sendo que estes leads que estão sendo impactados/gerados, não se conectam com a sua marca, sua empresa, seu produto ou seu negócio.

E para conseguir gerar essa conexão, precisamos nos portar como gente, conforme a palestra do João Branco, e para deixar a jornada mais personalizada, gerando essa conexão, devemos ter como aliados em nossos processos as ferramenta e I.A’s (inteligências artificiais) que temos disponíveis hoje no mercado.

E, sobre isso, uma coisa é muito importante destacar. 

“A inteligência artificial não substitui o pensamento e as experiências humanas. Mas os humanos que usam bem as I.A’s substituem os que não usam”.

O Inbound Marketing hoje era sobre ser encontrado, hoje, o Inbound Marketing é sobre ser inesquecível.

Faça aquilo que gostaria de receber, e seja tão bom que não possam te ignorar.

RD Summit: Dia 03 (the last dance🥺)

E lá vamos nós para mais um dia, que pena que o último, de muitas conexões, networking e conteúdo qualificado.

Já com aquela atmosfera de encerramento, e aguardando o que vem pelo ano que vem, nosso time se divide entre palestras e, em decisão unânime,  traz o seu destaque deste dia. 

Que rufem os tambores….

Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre: Inteligência Artificial na Prática.

Como utilizar o Chat GPT e outras ferramentas para otimizar processos e resultados de marketing digital.
Fabio Ricotta Plenária RD Summit 2023
Fabio Ricotta: Agência Mestre

E para começar a sua palestra, na Plenária do Rd Summit 2023, o Ricotta já prometeu entregar o ouro. E o fez. 

Como em várias palestras muito se foi falado sobre usar as ferramentas de inteligência artificial para ajudar a traçar suas estratégias, e guiar a sua operação, para atingir os resultados de marketing e vendas em dias atuais, o Ricotta trouxe o que você deve fazer, na prática, com comandos reais, para atingir os seus objetivos de marketing nesse cenário.

Uma verdadeira aula de como pedir para o Chat GPT (foco de sua palestra) te ajudar com: pautas e temas sobre conteúdos, análise de dados, planejamento estratégico e até usar como ferramenta preparatória para apresentações comerciais, pegando exatamente os pontos mais latentes do seu futuro cliente, e levando as estratégias mais assertivas para cada caso analisado. 

Entre os integrantes da Kramas Marketing que estavam no evento, essa foi, sem dúvidas, uma das mais importantes palestras do dia, já que pegou diretamente nas dores de muitos deles. Trazendo um conteúdo que, de fato, iriam aplicar logo no retorno ao nosso QG.

Este dia também trouxe muita conexão com os nossos parceiros do RD Station, que entre um café e outro, traçamos planos e obtivemos insights valiosos para continuar gerando impacto nos negócios de nossos clientes.

Renovação, conexão e oxigenação. 

Estamos prontos e com a faca nos dentes para mais uma jornada até o próximo ano, esperando por mais novidades. 

Obrigado RD Summit, obrigado RD Station

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