O avanço da tecnologia em vários campos, principalmente comunicação e automação, criou novas oportunidades para negócios que não seriam possíveis algumas décadas atrás. O e-commerce D2C é um grande exemplo disso.
Essa modalidade de loja virtual está transformando a relação entre marcas e público, dando muito mais autonomia para as industrias durante jornada de compra do cliente final.
E como diria o tio Ben, com “grandes poderes, vem grandes responsabilidades!”, afinal o canal online democratizou o processo de compra, criando a abertura para a industria chegar até o consumidor final, mas o que fica claro é que muitas vezes a industria tem dificuldade na adaptação dos processos para a transformação digital.
Uma industria não pode manter os mesmos processos de vendas B2B (atacado) para uma venda B2C (cliente final).
O cliente final não pode esperar que sua compra leve dias em processos de confirmação/aprovação de pagamento, separação, despacho e entrega. Neste ponto é preciso ser ágil, porque o seu concorrente (distribuidor) faz todo esse processo em, no máximo, 48h. Percebe a diferença?
E-commerce D2C: Operação própria ou terceirizada?
Uma decisão importante para iniciar na jornada de transformação digital e se tornar um D2C é internalizar a operação de e-commerce ou terceirizar. O objetivo do e-commerce D2C é fazer a indústria conhecer melhor o consumidor para se posicionar melhor no mercado e identificar oportunidades. Internalizar a operação seria o mundo ideal, porém, faça as seguintes perguntas:
• As pessoas da minha empresa tem esse conhecimento para implementação imediata?
• Qual seria o investimento inicial necessário para todas as contratações?
• Tenho uma gestão/operação full time para este novo braço?
Se a resposta para uma das 3 perguntas acima foi não, já sabemos que o tempo e investimento inicial do projeto será muito grande se realizado internamente. Sendo assim, a contratação de uma empresa que tem conhecimento e é especialista em e-commerce D2C é muito mais vantajosa!
É por isso que o D2C costuma ter início em uma estrutura terceirizada, em que um parceiro é contratado para fazer o full commerce. “Há diversos níveis de maturidade, por isso cada caso é um caso. Mas, de forma geral, quando a indústria não tem uma área digital para cuidar da operação online no dia a dia, o caminho é terceirizar, colocando na mão de um parceiro todas as responsabilidades desse negócio. Assim, é possível passar pela curva de aprendizado e, mais tarde, internalizar a operação, sempre com a visão de fortalecer toda a cadeia de distribuição.”
Em um webinar produzido pela VTEX, em parceria com a FRN Cubo, Douglas Rodrigues (Sales Director da Vtex) fez a seguinte análise: “O uso do online de forma estratégica complementa as vendas em lojas físicas e permite identificar novas oportunidades de negócios. Por isso o D2C ganhará cada vez mais força”.
Quais são os principais desafios do e-commerce D2C nos pilares de Marketing, Vendas, Logística e Sucesso do Cliente?
Logística de entrega
Varejos já têm sua operação logística consolidada; por isso, é preciso inteligência e otimização para competir na qualidade da entrega.
É um desafio que vai exigir planejamento interno para processamento de pedidos, tecnologia, automação na gestão e, se possível, parcerias com empresas especializadas.
Atendimento de qualidade
Se o objetivo do D2C é criar uma conexão mais próxima e significativa com seu cliente, que gere engajamento e fidelização, a qualidade do atendimento vai fazer toda a diferença para o sucesso da estratégia. Ela precisa ser eficiente e também acompanhar a identidade criada para seu produto.
Gestão mais abrangente
A gestão D2C envolve muita operação: no estoque, nos pedidos, na entrega, na resolução de problemas. A integração de dados com sistemas empresariais é a saída para vencer esse desafio, dando a visão necessária para gerir tantos aspectos diferentes de uma administração.
Adequação a um novo público
O público que consome marcas diretamente é mais exigente na personalização, no tratamento, no atendimento e na qualidade do serviço em geral.
Quem aposta no D2C precisa saber que vai ser cobrado por essa expectativa e nutrir melhor esse público engajado. O ganho em fidelização quando esse patamar é alcançado vale muito a pena.
Os novos rumos da Kramas Marketing e Transformação Digital envolve Marketing, Vendas, Logística e Sucesso do Cliente!
Não é de hoje que o comercio eletrônico ganha força e a transformação digital se faz necessária. Porém, em virtude da pandemia da Covid-19, industrias e varejistas precisaram se adaptar rapidamente e acelerar essa transformação que, inevitavelmente, passa por alguns pilares básicos: Marketing, Vendas, Logística e Sucesso do Cliente.
Analisando este cenário, a Kramas Marketing e Transformação Digital, não mediu esforços e investimento, agindo proativamente reforçando o seu time!
Novo reforço
Fabiana Ribeiro é a Head de Logística e Sócia de Juliana Finato no novo braço da Kramas, a KRAMAS LOG.
A Kramas Log ganha corpo com a chegada da “Fabi”no time da Kramas para suprir a necessidade de várias empresas que precisam ter a sua operação transformada digitalmente e com o cliente no centro das atenções de ponta a ponta.
Com a Kramas Log, nós entregamos a cadeia completa da jornada do cliente para os nossos parceiros. Desde a atração, relacionamento, compra, entrega e fidelização na jornada de pós compra.
“Entendemos que a demanda por logística é cada vez maior e que faltava amarrar essa ponta para oferecer, literalmente, soluções completas de marketing e vendas para os nossos parceiros de negócios.”
(Juliana Finato – Sócia Fundadora e Diretora de Novos Negócios Kramas)
Contamos com tecnologia de ponta e todo knowhow da Fabi para tocar esse novo braço da Kramas junto com a Ju Finato.
Para a Kramas, a Fabi traz uma bagagem vasta não apenas da parte de logística e compras, mas também vai reforçar diretamente o nosso time de customer success. Entendendo e organizando os processos internos para que os clientes tenham a melhor experiência possível!
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