Uma onda invadiu a internet no início desta semana com uma ferramenta que vem para revolucionar a interação do usuário com as marcas e o trabalho de geração de conteúdo pelas agências. Trata-se do ChatGPT.
O que é o ChatGPT
ChatGPT, ou “Generative Pre-trained Transformer”, foi desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de inteligência artificial fundada em 2015 por Elon Musk, Sam Altman e outros investidores. O objetivo da OpenAI é desenvolver tecnologias de IA de forma responsável para auxiliar e agilizar o atendimento online e a geração de conteúdo personalizado para cada persona e estágio de compra que ela se encontra.
O ChatGPT é baseado em um modelo de linguagem treinado com milhões de exemplos de texto, e é capaz de gerar textos autônomos com boa qualidade. Ele pode ser usado em muitas áreas, mas as que estão ganhando mais destaque são: criação de conteúdo, assistentes virtuais, geração de resumos de texto, entre outras.
Especula-se que, a priori, ele surgiu para melhorar a experiência do usuário em atendimentos virtuais, ajudando os visitantes do site a encontrar informações rapidamente e responder a perguntas. Isso, com certeza, aumenta a satisfação do cliente e, consequentemente, as chances de conversão.
Porém, com o avanço e aprimoramento muito rápido da sua I.A, o ChatGPT começou a ser útil para outras áreas do Marketing.
O ChatGPT se tornou uma ferramenta valiosa na criação de conteúdo. Ele pode ajudar a gerar títulos de blog, descrições de produtos, respostas automatizadas a perguntas frequentes e até mesmo roteiros de vídeos. Isso, na rotina de uma agência, por exemplo, pode economizar tempo e otimizar o trabalho da equipe, permitindo que eles se concentrem em tarefas importantes, como análises de dados e planejamento de próximas ações.
O ChatGPT vai substituir o trabalho do gerador de conteúdo?
Não. O ChatGPT tem que ser usado como um aliado na sua rotina de criação. Para aqueles momentos de bloqueio criativo, em que falta um empurrão, para ter um volume maior de pautas e idéias de acordo com cada persona do seu cliente, e estágio do funil que ele se encontra, entre outras.
Para o bom profissional, a tecnologia JAMAIS é uma inimiga. Ela é uma aliada que pode potencializar e melhorar o tempo de entrega e a qualidade da demanda. Uma vez que, reduzindo o tempo operacional que você teria para concluir essa etapa, você usa para ajustes finos no texto como SEO, legibilidade, planejamento e análise de performance.
As células de B.I e Tecnologia da Kramas já faz uso de ferramentas com I.A (inteligência artificial), como o ChatGPT, a cerca de dois anos. Uma delas é a SmartHint. Uma ferramenta que detecta o comportamento de navegação do usuário em e-commerce e modula a vitrine, oferta e disposição de produtos, de acordo com a preferência do usuário que está navegando, aumentando consideravelmente a chance de conversão em vendas, já que cada usuário que entrar no e-comemerce verá os produtos de acordo com o seu padrão de navegação. Uma vitrine personalizada para cada usuário, por meio de I.A. Veja o artigo sobre essa tecnologia clicando aquil.
Em resumo, ChatGPT é uma ferramenta muito boa para os profissionais de marketing digital, pois pode ajudar a economizar tempo e esforço na criação de conteúdo e melhorar a experiência do usuário. Se você está interessado em experimentar essa e outras tecnologias, por que não experimenta fazer uma pergunta para o ChatGPT agora e ver o que ele pode fazer por você?
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