Como está o seu planejamento para a Black Friday? Neste ano a Black acontece junto com a Copa do Mundo, e você precisa programar todas as suas ações e campanhas com antecedência. 

Neste artigo, separamos 10 dicas para você conseguir faturar durante a Black, uma das datas mais esperadas para o consumidor no e-commerce. 

1- Planejamento

Como todas as ações de marketing, mas nesta em especial, você deve planejar todas as suas ações de marketing com antecedência. A concorrência neste período, inclusive com os grandes players do mercado, é enorme e ter uma boa estratégia é indispensável. Faça uma análise da sua base de dados com relação às vendas, tenha um comparativo com outros períodos e veja as tendências do seu setor. 

Com isso em mãos, é hora de se preparar para o alto volume de procura pelos seus produtos nesta data e aumentar as suas chances de conversão em vendas. Crie e revise todas as suas promoções, faça o cadastro de produtos com antecedência (levando em conta o tempo para indexação nos mecanismos de busca) e tenha sempre um plano b de contingência. Principalmente nas tabelas de marketplaces, se você usa este canal de venda. 

2- Frete e estoque

Estar atento e com esse controle em dia é fundamental para a Black. Você precisa ter certeza que o produto que está sendo anunciado conta com estoque suficiente. Seu estoque não pode se esgotar e o frete precisa ser MUITO eficiente (aqui estamos falando de preço e logística). Na Black Friday de 2021 o preço do frete foi o fator decisivo de compra para 81% dos usuários que realizaram suas compras. 

3- E-mail marketing

O e-mail vende? Sim. E MUITO! 

Tenha uma boa estratégia de e-mails, considerando que esta data é específica, vá direto ao ponto e entregue o produto certo com a condição (preço) arrebatadora para o seu usuário.

Não tenha medo dos envios, pode usar esse canal sem “medo” na Black Friday. Lembre-se, você está concorrendo com grandes players. 

Monte uma estratégia de e-mail eficiente e automatizada. Veja algumas dicas:

Comece a aquecer a sua base antes da Black Friday. Gere um senso de expectativa por esse momento no seu cliente. 

A comunicação pode ser mais generalista, levando em conta que você pode automatizar essa tarefa para que ela “rode” sozinha neste período. Mas claro, lembre-se de oferecer pelo menos a linha de produto que o seu cliente tem preferência. Análise de dados, lembra?

Com a proximidade da data (Black), comece a descer o funil da sua comunicação e foque nos seus benefícios e diferenciais perante os seus concorrentes (frete grátis, rapidez de entrega, parcelamento, etc). 

Só cuidado com aquele spam que ninguém gosta de receber.

4- Automação

Automatize o máximo de tarefas operacionais, como envio de e-mails, que você possa. Existem inúmeras ferramentas no mercado e você precisa usar isso ao seu favor. 

5- Re-marketing

Sabe aquela pessoa que passou pelo seu site e não comprou? Aquele carrinho que foi esquecido, solitário, ali no seu checkout? Chame-o de volta! 

Na Black Friday as pessoas estão mais propensas a darem o último clique que queremos, a venda. E “resgatar” esse usuário antes que ele vá para o próximo carrinho é fundamental. Mostre os seus benefícios e, se estiver dentro do seu budget, dê um desconto extra para ele voltar. 

6- Brindes e recompensas

Fidelização e geração de comunidade é um grande trunfo hoje em dia. 

Fazer as pessoas se sentirem especiais, ter um relacionamento mais próximo neste momento pode fazer toda a diferença. Tente utilizar um mimo, como uma embalagem para presente gratuita? 

Olhe para a sua base de clientes ativos e dê a eles um benefício extra, já que ele está sempre com você. Você pode oferecer uma lista de compras antecipada para essa base, de forma que eles tenham acesso a preços e condições da Black antes do público de massa chegar.

Crie uma experiência inesquecível com ele de ponta a ponta em sua jornada.

7- Atendimento

Como o volume pode aumentar, e muito, na Black. Reforce o seu time de atendimento e SAC. Ofereça respostas rápidas, resolva os “problemas” ou dúvidas que possam surgir para os seus clientes e garanta o sucesso de toda a sua operação. 

Lembre-se. Em um mundo altamente digitalizado e automatizado, às vezes um atendimento humano faz toda diferença. 

8- Personalize o seu site

Sabe aquela sensação de ter uma experiência incrível em todos os pontos de contato? Desde o primeiro impacto na mídia, até chegar a sua loja, ter toda comunicação conversando é um grande atrativo para o seu cliente. 

Por isso, mude o visual da sua loja para as cores e identidade que esta usando em sua campanha. Personalize o seu layout temporariamente para proporcionar essa experiência para o seu cliente. 

Mostre que você se preparou para recebê-lo neste momento.

9- Opções de pagamento

A tecnologia nos permite pagar de várias formas hoje, não apenas no cartão e boleto. 

Por isso, ofereça essas facilidades para o seu cliente. Pix, boleto parcelado, cartão de crédito e débito, tickets, vouchers… Enfim, quanto mais opções de pagamento o usuário tiver, maiores as chances de fechar a compra. 

Isso vai te ajudar até no pós Black Friday. Esse leque de opções com certeza será lembrado no futuro.

10- Combos

Pense sempre em como aumentar o seu ticket médio. Se fosse para citar um exemplo de quem faz muito isso, trazemos a Amazon. Você entra no site e escolhe um headset (fone de ouvido) gamer e, em algum lugar desta página, você vai encontrar uma recomendação do produto com uma cadeira gamer e um mousepad por mais XX reais. 

E você, sentado naquela cadeira que não é mais tão confortável, pensa: “Poxa, até que seria uma boa trocar essa cadeira. Vou fechar esse combo”. 

Se você não tem recursos ou não quer montar kits com algoritmos, você pode montar um combo desses com produtos relacionados e deixar na página dos seus “produtos mestres” e oferecer a opção para o seu cliente de forma mais “manual”.

Lembre-se: tudo o que faz parte de um grupo de produtos prende mais atenção do usuário do que um produto sozinho. Uma espécie de “ambientação” do seu produto.

Bônus

Que tal aproveitar e fazer um período mais extenso da Black Friday para que mais pessoas possam aproveitar e você ter a promoção gerando receita por um período mais longo. Estratégias como Black Week, que duram uma semana, ou até mesmo fazer um mês inteirinho de ofertas da Black Friday.

É claro que um esforço destes requer mais mão de obra e pessoas especializadas para que a ação prolongada seja efetiva. Se você não tem um time dedicado, ou quer melhorar os seus resultados já para a Black Friday, fale com um de nossos especialistas em estratégias de e-commerce e Black Friday

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