Veja quais são os primeiros passos para montar o seu e-commerce e começar a vender online.

Como montar um e-commerce? Essa pergunta é frequente para o nosso time comercial e uma das campeãs em buscas no Google nos últimos tempos.

Impulsionado pelo período de pandemia que vivemos, e pela necessidade de gerar renda ou complementar a que foi comprometida, muitas pessoas se jogaram no empreendedorismo digital, vendendo produtos, serviços e conteúdos. 

Porém, muitas pessoas não conseguem avançar com o seu projeto de estruturar um e-commerce para que, de fato, ele comece a ter bons frutos com o investimento que fez. 

Neste artigo listamos alguns passos e mostramos caminhos para que você consiga colocar o seu e-commerce no ar e entrar de vez no universo das vendas online.

O que você vai vender?

O primeiro passo antes de ter um e-commerce é saber, com clareza, o que você quer vender na internet?

O planejamento é muito importante para ter sucesso na sua operação, você precisa ir atrás das suas licenças, fornecedores, ter certeza que você pode vender aquele produto online e garantir que, se concluída a venda, o seu cliente vai receber o produto dentro no prazo e com a qualidade que você ofertou.

Ter um e-commerce ou vender pelo Marketplace?

Essa é a dúvida de praticamente 90% das pessoas que começam a vender através do e-commerce. 

E a resposta é. Depende! 

Marketplace

Um marketplace já te oferece uma boa parte da estrutura para a sua operação e possíveis acessos ao produto que você está anunciando. Em troca disso, ele vai reter uma porcentagem das suas vendas. E se você não tiver um bom planejamento de precificação, isso pode onerar bastante o seu faturamento.

E-commerce próprio

Quando você optar por ter a sua própria loja online, o seu e-commerce, você tem um investimento inicial e talvez precise de alguém para trabalhar na estrutura do seu site. Montar layout, estruturar e integrar formas de pagamento e envio, entre outras coisas. 

Porém, as únicas taxas que você vai arcar neste caso são as do meio de pagamento, aumentando consideravelmente a sua margem de lucro quando se comparado a um Marketplace. 

Se depois destas informações iniciais, você preferir ter as suas vendas online concentradas em Marketplaces, você tem algumas opções como: Amazon, Mercado Livre, B2W entre outras.

Deixamos aqui uma reflexão. Você construiria sua casa no terreno do seu vizinho? 

Quero montar o meu próprio e-commerce!

Se você optou por ter a sua própria estrutura de vendas online, o seu e-commerce, seguem algumas dicas abaixo.

1- Escolha a plataforma

Depois dos passos iniciais da escolha do produto que você vai vender e a decisão que vai ter o seu próprio negócio, é hora de escolher a plataforma que melhor te atende. 

Dependendo do tamanho do seu negócio e sua operação, as opções podem variar para atender às suas necessidades. 

Aqui na Kramas Marketing, temos a Kramas Commerce. Empresa especialista na implementação de e-commerce para pequenas, médias e grandes operações. 

Se a sua operação for pequena, está iniciando o seu negócio. Indicamos a Nuvem Shop

Ela é uma plataforma SaaS (software as a service) que te entrega tudo o que precisa para uma operação inicial, e até médio porte, dependendo da sua expectativa. 

Você pode fazer um cadastro online e gratuito através deste link e ter a sua loja online agora mesmo. 

Para operações mais “robustas”, indicamos a Tray Corp e VTEX

A Kramas Commerce é parceira de implementação de todas essas plataformas e especialista em layout e integração.

2- Logística e preparo para vendas

Feito o cadastro e decidido sobre a sua plataforma, você precisa preparar o envio dos seus pedidos. É hora de pensar na logística do seu e-commerce.

A maioria das plataformas SaaS de hoje oferecem um processo de integração muito fácil para essa etapa do seu projeto. 

Mas em alguns casos é necessário a ajuda de especialistas no assunto. Se você não conseguir avançar com a estruturação da logística do seu e-commerce, fale com a Kramas Log

A Kramas Log é especialista em integração, processos e otimização da logística para o seu e-commerce. Temos profissionais e tecnologia dedicada para isso. Basta entrar em contato e marcar uma conversa com um de nossos especialistas. 

3- Formas de pagamento

A exemplo de todos os outros passos citados acima, a forma de pagamento também conta com um suporte de ajuda inicial aos usuários através das próprias plataformas SaaS. 

Aqui você vai precisar definir com qual integrador vai trabalhar e habilitar as chaves para as transações no seu e-commerce e também definir as regras de parcelamento, descontos e outros benefícios.

Atualmente, o uso de intermediadores e carteiras digitais vem crescendo bastante nos últimos anos, eles têm se provado uma opção bastante segura. Um exemplo disso é que, só no primeiro trimestre do ano passado, o uso de serviços cresceu 65% aqui no Brasil.

Estamos falando de Paypal, Pagseguro, MercadoPago. Picpay, entre várias outras. Além da segurança nas transações, essas empresas normalmente oferecem para seus usuários um cashback.

4- Cadastro de produtos

Muita atenção para o cadastro dos seus produtos. Lembre-se que eles serão o ponto de contato e uma parte importantíssima na decisão de compra. Por se tratar de um e-commerce, você precisa ter muita atenção na qualidade das fotos. E isso não quer dizer que precisa de um fotógrafo profissional. Mas ter bons ângulos das imagens, mostrando o produto e seus detalhes de perto e não ter “poluição” da imagem. Foque em mostrar o produto. De preferência use a foto de destaque com fundo branco e mostrando apenas o que quer vender.

Na descrição dos seus produtos, coloque os principais destaques dele na descrição.

Faça um exercício de como as pessoas podem buscar por esse produto na internet. 

Por exemplo: sapato de salto vermelho da marca Y  tamanho 36. 

Então, tente usar essas referências na hora de cadastrar o seu produto. Isso ajuda o SEO do seu e-commerce nos motores de buscas. 

5- Canais de relacionamento e suporte

Lembre-se que uma venda não acaba com o último clique de pagamento. É preciso garantir a experiência do seu cliente no processo de ponta a ponta com o seu e-commerce. Garantindo que ele será um defensor da sua marca e que você seja a primeira opção no momento da recompra deste cliente.

Por isso, atente-se nos canais de suporte e relacionamento. Não deixe o cliente sem resposta. Mostre facilmente qual o melhor canal para ele entrar em contato caso haja necessidade e fique sempre de olho. 

Muitas pessoas buscam referências no Reclame Aqui antes de efetuar uma compra em uma loja que está chegando pela primeira vez no e-commerce. Esse, aliás, pode ser um bom aliado caso você sempre resolva “os problemas” e “contratempos” que podem surgir em qualquer operação para o seu cliente. 

Kramas Commerce

Se você quiser ter um processo de implementação mais ágil e menos doloroso, a Kramas Commerce é especialista em implementação de e-commerce

Nosso processo de implementação de e-commerce leva até 60 dias. Ou seja, em dois meses você tem a sua loja pronta, com todas as integrações de meios de pagamento, frete e a tão desejada “sacolinha do instagram” prontas para que você tenha mais velocidade no retorno do investimento do seu negócio. 

Cuidamos do layout da sua loja e entregamos ela “lindona” para você sair divulgando. 

Quer acelerar o processo do seu e-commerce e começar a vender ainda este ano?

Clique aqui e solicite o contato de um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *